sábado, 16 de maio de 2009

Música Popular Brasileira do Séc. XXI

Depois de dois meses estou de volta. Para recompensar minha demora farei um post duplo, dividido em lado A e lado B. Nele vou prestar uma homenagem não a um artista, mas sim para um estilo musical, o Rap, a MPB do século XXI.

LADO A


Para abrir o lado A escolhi: Kl Jay na Batida Vol. 3 - Equílibrio, álbum lançado em 2001 conta com a participação da "nata" do Rap, pode-se dizer a Seleção brasileira do Rap, Mano Brown, Edi Rock, MV Bill, Kamau, SNJ, RZO, Sabotage e outros mais, tudo isso distribuído em um álbum duplo, Equi, Librio.

Tudo isso para mostrar que a arte de ser DJ não é apenas selecionar uma música para uma festa, e sim utilizar seus tocadiscos e MPC, para subverter batidas já existentes em novas músicas.

Com certeza esse é o álbum ideal para abrir o século, com chave de ouro.

É muito difícil até indicar as melhores faixas, mas não vou ficar em cima de muro, a faixa Ao Vivo é para quem gosta de freestyle, para quem não conhece, ai vai uma aula. A versão de Só + 1 Maluco do MV Bill, ganho um novo arranjo com uma percussão e a batida da melhor qualidade.

EQUI
01 - Privilégio
02 - O Sonho
03 - Piripac
04 - Balanço Rap 1
05 - Tudo por Você Também
06 - Ouvindo 1 som
07 - Convocação Geral
08 - Só + 1 Maluco
09 - Sbcalux
10 - Mente Engatilhada

LIBRIO
01 - Ouve aí
02- Na Rima
03 - Guerreira
04 - 9616.1234
05 - Balanço Rap 2
06 - Ao Vivo
07 - Tenta Copiar
08 - Se Liga Na Rima
09 - Fita Dominada
10 - Valeu
11 - Privilégio 2 (O Tempo é Rei)



PARA FAZER O DOWNLOAD CLIQUE EM: EQUI, LIBRIO.

SUGESTÃO PARA OUVIR: EQUI, LIBRIO




LADO B

Com o título "Não Sou Conduzido, Conduzo", tradução da frase que tem no brasão da bandeira do município de São Paulo, Kamau mostra toda a arte de um MC, esse é o seu primeiro álbum solo, muita expectativa existia em relação a esse trabalho, e tenha certeza que ela transformou-se em satisfação.

A demora foi recompensada com ótimo trabalho, tanto na parte das letras, cada vez se aperfeiçoando Kamau mostra uma maturidade musical impressionante, como nos samplers, que são colagens de diversas musicas do Rap nacional.

Brincando com isso Kamau coloca na praça o álbum que com certeza já se torno uma referência para quem gosta de boa e velha MPB. A segunda faixa, intitulada Só é uma ótima apresentação de seu trabalho.


NUM DUCOR DUCO

1 - (Escuto) Vozes
2 - Só
3 - Evolução na Locução
4 - Parte de Mim
5 - Não Acredite Se Quizer
6 - Porque Eu Rimo
7 - Vida
8 - Equilibrio
9 - Instito
10 - Dominum
11 - Resistência
12 - Sabadão (Os Embalos De...)
13 - Kombwe
14 - Amar e...
15 - Tambor
16 - A Quem Possa Interessar
17 - Homens Trabalhando



PARA FAZER O DOWNLOAD DO ÁLBUM NOM DUCOR DUCO CLIQUE AQUI
SUGESTÃO PARA OUVIR: last.FM
Quem sabe algum dia volto!!